Discovery Home
Publicidade
Discovery Homepage
    Fórum    Suas notícias em nossos fóruns    Biocombustível:vilão ou solução?
Ir
Novo
Encontrar
Notificar
Instrumentos
Responder

-star Rating Classifique  Entrar/Juntar 
publicado
Na terça-feira,15 de Abril de 2008, saiu em circulação nos jornais a divulgação de um
relatório da ONU, sobre os biocombustíveis.Segundo o mesmo, os biocombustíveis são
uma afronta a humanidade.Essa posição foi ratificada por importantes figuras internacionais, como por exemplo, o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick,que em uma crítica velada sobre o assunto, falou a seguinte frase ( publicada no jornal O DIA em 16/04/2008 ):"temos que botar comida em bocas famintas".Fidel Castro também condenou essa prática, de usar campos para o plantio de produtos que servirão para a
produção de combustíveis "limpos".A ONU foi tão dura em seu relatório, que chega a
recomendar que não ** ofereça financiamento internacional para ** tocar projetos em
relação aos biocombustíveis.Dado o exposto, fica a seguintes questões:EM VIAS DA REALIDADE DO AQUECIMENTO GLOBAL,O QUE PARECIA A SOLUÇÃO ** TORNOU O VILÃO?A ONU ESTÁ CERTA EM RELACIONAR O PROBLEMA DA FOME MUNDIAL COM O PLANTIO PARA A PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS?A SOLUÇÃO DOS BIOCOMBUSTÍVEIS É RECENTE, E A OMISSÃO DA ONU EM RELAÇÃO A FOME E A POSIÇÃO QUE SUPERPOTÊNCIAS SEMPRE ADOTARAM COM OS PÍSES POBRES?Parece que está havendo uma tentetiva de mascarar o problema da fome, transferindo a culpa para os biocombustíveis.Aguardo opiniões sobre a respeito.

Publicações: 3 | Localização: Rio de Janeiro | Registrado:: 12 April 2008Responder entre aspasEditar ou deletar mensagemRelatar esta publicação
publicado Hide Post
Renan,

vc tocou em um ponto bastante importante:
* a relação do bio combustível com o problema dos alimentos;

Eu acredito que esse será um dos fatores que contribuirá para escasses de alimentos, não o unico. Além do mais contribuirá para desertificação caso os produtores não sejam instruidos da forma correta do cultivo.

Mais para essa questões de alimentos eu tenho duas observações para fazer:
1° é sobre as sementes transgenicas, dissiminadas pela monsanto. Li uma reportagem na índia que muitos produtores estão falindo e perdendo suas terras. A monsanto diz que as sementes são anti-praga, mas nao é isso que está acontecendo. Logo, muitos produtores perderam suas colheitas e ficaram impossibilitados de pagar seus compromissos com a própria monsanto, como no contrato eles tinham a terra como garantia de pagamento, muitos estão perdendo as terras. acredito que isso não aocntece só lá, provavelmente está havendo uma diminuição da produção de grãos devido a isso.

2° seguindo a questão dos grãos, está estatisticamente provado que está ocorrendo um aumento de consumo de carne monstruoso no mundo todo. Qual é a alimentação base do gado além do capim? e quanto maior a demanda de gado, maiores serão as áreas desmatadas. Enfim, é um ciclo de consumo vicioso!

** relamente a ONU está botando o bio combustivel como o vilão da falta de alimentos, eu acho totalmente sem fundamento.

Mas, com certeza, não é a melhor opção para combater o aquecimento global. Infelizmente, a política é adepta a soluções a curto prazo. Tudo com o objetivo da manutenção do cargo e nao em benefício da nação.

Bruno Costatype:system,DRK_UBBX_MODULE

Publicações: 2 | Localização: Pavuna, Rio de Janeiro | Registrado:: 20 April 2008Responder entre aspasEditar ou deletar mensagemRelatar esta publicação
publicado Hide Post
Saudações!
Bem Renan, essa questão é bastante delicada mesmo. Eu acredito que não está relacionado com a fome no mundo, por que tendo ou não alimento voltado para combustível, o impacto sobre a alimentação dessas pessoas não mudariam muito, vivemos no capitalismo, e a voracidade dos grandes impedem que esse problema seja solucionado, mas já é outro caso, o fato é que esse argumento utilizado é fraco, pelos menos para mim.
E quanto a desertificação, é bastante sério por que realmente pode ocorrer isso, e seria bem o que ocorreria, seria o maior afetado o planeta, aí eu concordo que ao invés de ser solução, seria um problema, por que solucionaria um caso, e surgiria outro.
Bem, talvez ** houvessem trangênicos com potencial de gerar mais biocombustível que as sementes naturais, seria um caso interessante de ser posto em prática, pois em menor área, teríamos maior potencial. Mas mesmo assim, é um problema grave.

Publicações: 11 | Registrado:: 21 April 2008Responder entre aspasEditar ou deletar mensagemRelatar esta publicação
publicado Hide Post
Oi, meu nome e Deivid.
Gostei muito de Tudo o que o Discovery Channel, esta fazendo, pelo
nosso Planeta. Então... Criei uma COMUNIDADE no ORKUT,
Chamada “Planet Green”, espero que todos vocês que estão
nessa comunidade e você visitante, também possa fazer parte da minha comunidade.
O Link segue abaixo.
Para entrar na comunidade acesse o LINK:

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=51959505

Obrigado, e continuem lutando pelo nosso Planeta.
Abraços.
Espero contar com a ajuda do DISCOVERY CHANNEL para a divulgação.

A Favordo Nosso Planeta.

By... Deivid*Fidel*type:system,DRK_UBBX_MODULE

Publicações: 68 | Localização: Brasilia / Brasil | Registrado:: 08 May 2008Responder entre aspasEditar ou deletar mensagemRelatar esta publicação
 Tópico anterior | Próximo tópico powered by eve community  

Fórum    Suas notícias em nossos fóruns    Biocombustível:vilão ou solução?

Discovery não se responsabiliza pelas opiniões expressas pelos usuários ou o conteúdo de sites indicados por qualquer participante.